terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Quem é a sua sexualidade?



Não, esse não é um texto sobre homossexualidade, heterossexualidade ou qualquer outra opção sexual. Não, não quero aqui defender essa ou aquela posição. Não quero discutir dogmas, preconceitos ou pré-conceitos. Quero apenas comentar sobre como as pessoas funcionam, além dos rótulos, frases feitas, piadinhas idiotas e padrões estabelecidos.

Sexualidade é um termo muito mais amplo do que sua opção sexual, essa palavra tem apenas um significado: você. Sim, você mesmo. Sexualidade é a maneira como você é, suas roupas, maneira de andar, falar, sorrir, amar e viver, de uma forma geral. Sexualidade é você, seus amigos, pais, familiares, namorados(as), etc. E pra falar a verdade, o mundo não se divide em heteros e homos, não existem duas opções que você pode escolher. Existem 7 bilhões e poucas de sexualidades andando por ai.

Essas sexualidades passam por você todo dia, desfilando cores, maneiras de ser, felicidades (e tristezas) e amores (e desamores). Cada sexualidade é uma pessoa e cada pessoa, uma sexualidade. Por que somos todos únicos, diferentes, peças raras e especiais. Não, esse também não é um texto de autoajuda. Todos sabemos que somo diferentes uns dos outros, mas mais do que isso, cada pessoa é um universo à parte, e você nunca será capaz de descobrir por completo quem está ao seu lado. Nem você mesmo, pra ser mais exato.

Viver é se construir e reconstruir constantemente. Tenho uma singela pena por aqueles que dizem ter certeza, pois não há certeza. O que há depois da morte? Céu. Inferno. Purgatório. Nada. Reencarnação. Sete virgens. Vazio. Não, esse também não é um texto criticando religiões. O que me incomoda não são as crenças, eu pessoalmente tenho as minhas, mas sim esses pontos finais em cada palavra. A vida não pode ter pontos, mas sim vírgulas. A vida tem de ser vivida deixando que as dúvidas cresçam, floresçam e se tornem tão poderosas a ponto de te fazer renascer à cada novo dia.

Pior do que os pontos, são os pontos de exclamação. Estou certo! Você está errado! Chega! Morra! Viva! Pontos de exclamação são ainda piores do que os pontos finais. Não "exclamatize" (que palavra horrível) sua vida, não tenha certezas absolutas. Seja uma interrogação constante, uma metamorfose ambulante. Não, esse também não é um daqueles textos citando músicas do Raul (não consegui, porém, resistir à essa riminha no final, desculpem-me).

Reinvente-se à cada dia e assim você reinventa o mundo. No final, você percebe que aquele caminhozinho que você pensou desde pequeno se transforma completamente, para melhor. Não há decisões certas ou erradas na vida, essa é a realidade, meus queridos(as). Não há manual de instruções da vida. Nem volume 1 nem volume 2. Não tem nada disso, todas as decisões tem pontos negativos e positivos, que você deverá ponderar e escolher. E como saber se estou escolhendo certo? Ora, você ganha experiência com o tempo. E como eu ganho experiência com o tempo? Tomando más decisões, de vez em sempre.

Você não se define por sua opção sexual, ou qualquer outra coisa, você é você. E que bom que você é você. Pois sem você, o mundo não seria o mesmo. Da mesma forma que sem os outros, o mundo tbm não seria igual e tão legal. Todos nós nascemos com algumas tendências, que comandam nossas decisões e aí sim está a sua opção sexual, porém muitas outras coisas são definidas pelas nossas escolhas. E de toda essa confusão surge você! Isso aí! Cada um de nós é um universo, mas todos sabemos que o universo nasceu de uma explosão (bom, ou não, dependendo da sua religião, mas a ideia é a mesma), então você também nasceu de uma explosão de sensações, sentimentos, pensamentos e dúvidas.

E assim como o universo, temos também nossos buracos negros. Assuntos mal resolvidos, tristes, traumáticos e problemáticos, que muitas vezem sugam você pra algum lugar triste e isolado. Todos nós temos vazios no nosso coração, que tentamos preencher com de tudo um pouco. Algumas pessoas preenchem com outras pessoas, outras com drogas, vícios, até mesmo com animais domésticos. Mas infelizmente esses buracos negros não irão embora, ser humano é ter um vazio dentro de si. Isso faz parte de nossa reinvenção diária e de nossos desafios. Acordar todo dia sabendo que podemos ser sugados dentro de si mesmos é difícil, esteja orgulhoso de você mesmo!

Não se sinta triste por quem você. Você não está errado por ser o que é (a não ser que você seja um assassino, daí é errado sim). Descobrir quem somos é a descoberta mais difícil, porém a mais prazerosa. É uma descoberta que levará sua vida inteira (talvez mais, vai saber). Não existem duas opções, mas sim infinitas possibilidades para sua sexualidade, então não ligue pra quem te critica sem nem te conhecer. Essas pessoas tem pontos de exclamação cobrindo os olhos. Seja quem você é e sempre aprenda a se reinventar, caminhando por novos e inesperados caminhos.

Você é um pessoa única, não veio de um molde. Sua sexualidade é você e você tem uma sexualidade. Você tem uma maneira de viver que é só sua, e é maravilhosa. Ponto final. Ponto final! Ponto final? Ponto final... ou não.

Diego William Ferreira, estudante de engenharia, artista gráfico ruim nas horas vagas e lunático o tempo todo.

Um comentário: