quarta-feira, 19 de abril de 2017

Sobre flores e diamantes


Shine on You crazy Diamond - Pink Floyd

Mais um domingo a noite era vencido pela força mágica da rotação da terra. E em algum lugar naquele vasto mundo azul uma paisagem se formava mais uma vez. Era o sol que descia deslizando as montanhas como a mão acariciando a mais pura ceda. O gradiente azul se tornava alaranjado e tingia cada interface daquele grande painel majestoso. Dizem que todos os pores do sol são iguais, no entanto eu guardo em mim um mundo com um pouco mais de poesia que isso.

Naquele imenso deck em balanço eu me agachei para ficar mais próximo dela, que estava debruçada sobre o beiral apreciando aquele momento como se fosse a primeira vez que visse um por de sol. Sabe – eu ia dizendo – Aquele sol que você está vendo é uma ilusão. Ela extremamente surpresa deixou de fita-lo com muita relutância só para olhar para minha cara e buscar um semblante de brincadeira, porém não achou. Voltou a apreciar o horizonte antes de me responder com aquela pureza doce e fantástica – Como assim? Eu me aproximei mais um pouco e perguntei se ela se lembrava das nossas brincadeiras na piscina. Ela balançou a cabeça afirmativamente. - Então, quando a luz passa do ar para a água ela sofre um pequeno desvio, por isso a gente vê as coisas dentro da água em posições que elas não estão realmente, como os peixíneos do aquário da sala. - Ela deu risada e entendeu o que eu dizia, eu continuei. - Quando a luz passa lá de fora da Terra para dentro da atmosfera ela também sofre um desvio, por tanto esse sol que você está vendo, minha flor, já está abaixo das montanhas na realidade. - Ela surpresa arregalou os olhos – Como pode né? Um por de sol de mentira! 

Eu a abracei com uma das mãos e lhe dei um beijinho na cabeça, sua concentração era fascinante, ela balançava os pezinhos no ar e assistia aquilo como um grande filme de suspense. - Quer saber mais? - Eu perguntei a ela, que extremamente curiosa e interessada respondeu que sim. Eu apontei para o horizonte – Aquele sol é um sol que vem do passado, sabia? – Ela cerrou os olhos para ouvir atentamente a explicação que viria logo em seguida. - O sol está muito muito muitããããão longe daqui. - Ela deu risada da minha explicação. - E pros raios chegarem aqui eles demoram 7 minutos. Portanto você está assistindo um sol que existiu num passado há 7 minutos. - Ela encheu o peito de ar e respondeu – Como as estrelas!! - E eu respondi que sim, exatamente como havia explicado outro dia. Ela suspirou com um sorriso do mais lindo que eu já vi – Nossa! Como o mundo é fantástico! – Sim, tão lindo quanto você minha flor! - Eu não poderia quebrar aquela visão tão linda e pura. Na realidade meu papel ali era exatamente esse, criar o mundo mais perfeito que pudesse existir para ela.

O sol já se escondia e o céu tomava seus tons de preto. Logo atrás de nós, olhos nos observavam em silêncio. Eu levantei devagar, estendi a mão para minha pequena flor e a levantei na altura da cabeça a pondo nos ombros. Ela deu risada e gritou alto – Mãe, mãe, mãe! Papai sabe de tudo do universo, quando crescer quero ser astronauta! - E então eu recebi o segundo sorriso mais lindo do planeta. 

Fomos para casa, hoje era minha vez de preparar a janta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário